NAP - Núcleo de Apoio Psicopedagógico

O Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) é um espaço dedicado ao suporte emocional, educacional e social de alunos e professores da FASURC. Coordenado por um profissional de Psicologia, o NAP busca promover o equilíbrio entre os aspectos acadêmicos, cognitivos e emocionais, ajudando os estudantes a superar dificuldades que possam interferir em seu processo de aprendizado e vida acadêmica.

Como funciona

  • Atendimentos individualizados ou em grupo, realizados em local específico e divulgado semestralmente.
  • Encaminhamentos para serviços psicoterapêuticos externos, quando necessário.
  • Realização de atividades preventivas, como palestras, debates e análises que promovem o autoconhecimento, a empatia e o equilíbrio emocional.
  • Apoio à comunidade acadêmica no manejo de situações difíceis, como conflitos interpessoais, dificuldades de adaptação e questões emocionais.
  • Elaboração de relatórios semestrais com recomendações para melhorias no ambiente acadêmico.

Objetivos do Núcleo de Apoio Psicopedagógico - NAP

  • Atender demandas acadêmicas e emocionais: Buscar soluções para problemas de aprendizado, autoestima, autoconfiança e outros aspectos emocionais que impactam o processo de ensino-aprendizagem.
  • Auxiliar na recuperação cognitiva e afetiva: Apoiar os alunos na ressignificação de suas dificuldades acadêmicas e emocionais, promovendo seu desenvolvimento integral.
  • Promover o bem-estar emocional: Desenvolver ações para fortalecer o equilíbrio emocional de alunos e professores, promovendo um ambiente acadêmico saudável.
  • Encaminhar alunos e familiares: Facilitar o acesso a serviços de saúde mental externos, quando necessário.
  • Fomentar o potencial criativo e motivacional: Incentivar os alunos a reconhecerem suas habilidades e aplicá-las na vida acadêmica e profissional.
  • Orientar e integrar: Auxiliar pais, professores e alunos na construção de soluções para desafios acadêmicos e emocionais.

 

Responsável: Marcílio Câmara Costa​

;

Grade Curricular

Ir para o conteúdo